JANEIRO AZUL EM SANTA LUZIA DO ITANHI

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Itanhi/Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica em parceria com as 6 Equipes de Saúde da Família vem informar que estamos no Janeiro Roxo em que o foco da Vigilância em Saúde será sobre a Hanseníase.

A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe ofereceu cursos de aperfeiçoamento para a equipe multiprofissional de saúde do nosso município durante o mês de Novembro e Dezembro. Assim, no mês de Janeiro, no Janeiro Roxo: Mês de Conscientização e Combate à Hanseníase, será realizada uma busca ativa nas seis áreas de Santa Luzia do Itanhi.

Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença que ainda é vista com muito preconceito e desinformação.

Essa infecção é causada por uma micobactéria denominada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. Acomete homens e mulheres em igual proporção, em qualquer idade e afeta principalmente pele e nervos periféricos (superficiais).

Para que haja contaminação é necessária uma exposição prolongada à bactéria e, dentre os infectados, apenas uma pequena parcela realmente adoece e desenvolve sintomas. Sua transmissão ocorre através das vias aéreas superiores, por contato com gotículas de saliva ou secreção nasal.

Os primeiros sintomas podem levar de 2 a 7 anos para aparecerem. Portanto, trata-se de uma doença crônica de evolução lenta. A transmissão se dá por meio do convívio próximo e prolongado com uma pessoa doente que não esteja em tratamento (iniciado o tratamento, não é mais transmitida).

A hanseníase pode aparecer de diversas formas dependendo do organismo. Pode se manifestar como mancha esbranquiçada, avermelhada ou amarronzada, única ou múltiplas.

A hanseníase é uma doença curável, porém pode ser transmitida e deixar sequelas se o diagnóstico demorar muito para ser feito. Assim, a nossa gestão tem o compromisso de Vigilância em Saúde com os nossos munícipes para contribuir no diagnóstico mais rápido dessa doença através do grande empenho da equipe multidisciplinar de Saúde da Família e de Epidemiologia com a busca ativa que acontecerá no Janeiro Roxo.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA DO ITANHI

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *