Com Luiz Roberto Dantas para federal ou vice, Edvaldo Nogueira desperta para ter grupo

Luiz Roberto Dantas: “Não discuti isso (vice) com Edvaldo Nogueira”
Há quase cinco anos na Presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos de Aracaju – Emsurb – esteve lá de maio de 2017 até o último dia 2 de abril -, o advogado Luiz Roberto Dantas de Santana, 56 anos, viu a sua vida institucional dar uma cambalhota de 360 graus neste mês.
Naquele dia 2 de abril ele desincompatibilizou-se de suas funções na Emsurb, filiou-se ao PDT e hoje, oficialmente, Luiz Roberto Dantas é pré-candidato a deputado federal.
Extraoficialmente, é pré-candidato a vice-governador de Sergipe na chapa encabeçada pelo deputado federal Fábio Mitidieri, PSD, desde que caiba ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PDT, fazer a indicação para tal vaga.
Obviamente, Luiz Roberto Dantas não dá asas às conjecturas que o colocam como uma reserva para a Vice-Governadoria pela ala nogueirista. “Na verdade, eu não discuti isso com Edvaldo Nogueira. Eu discuti com ele uma pré-candidatura a deputado federal”, rechaça Dantas.
“De modo que eu estou desincompatibilizado das minhas funções públicas junto à Emsurb e formalizando uma chapa com o intuito de o PDT eleger um deputado federal”, reforça o ex-presidente da Emsurb.
Há quem diga que a disponibilidade eleitoral de Luiz Roberto Dantas agora faz parte de um esforço pessoal concentrado – e atrasado – do prefeito Edvaldo Nogueira de olhar mais e melhormente para a arte da política, com o objetivo de fazer grupo que lhe dê sustentação, e de ser menos cartesiano e fixado apenas nos aspectos de gestão.
Ao ver a sua tão desejada pré-candidatura ao Governo do Estado ser escanteada com ele tendo excelentes índices de intenção de votos junto aos sergipanos, Edvaldo teria caído na real
Não deu nenhum cavalo de pau, deve ir mesmo com Fábio, mas viu que tem necessidade de não ser tão solitário. Uma árvore sem um ecossistema ao derredor.
Cristão novo nesse trem da política, Luiz Roberto Dantas de Santana não entra nessas teorias – e nem foi incitado também -, mas a fala dele deixa bem patente esse acordar de Edvaldo Nogueira para uma nova necessidade.
“A ideia é de que trabalhemos forte e firme para a eleição e reeleição de deputados estaduais e pelo menos a de um deputado federal, fazendo com isso uma reformulação no partido para que se tenha um grupo forte e novo”, diz Luiz.
Sim, “um grupo forte e novo”, mas não desgarrado. “Sob a liderança de Edvaldo Nogueira, com a ideia de uma política diferenciada, uma política de planejamento e de resultados cada vez mais de excelência na gestão pública para a população”, reforça Luiz Roberto.
“Creio que o PDT saiu forte nesse processo de filiação de novas pessoas e na fase da chamada janela partidária. O PDT é um partido que recebe três deputados estaduais, quando não tinha nenhum. Com a desincompatibilização, eu me coloquei disponível ao PDT para disputar um mandato nessas próximas eleições sob a liderança do prefeito Edvaldo Nogueira”, diz Luiz Roberto.
Mas insiste Luiz Roberto: “Claro que tudo isso seguindo as diretrizes do PDT, que é um partido de centro-esquerda, que é democrático, e que olha para as necessidades do trabalhador e pensa no processo igualitário das pessoas. É a isso que quer servir esse grupo diferente”, completa Luiz Roberto.
Além da filiação Luiz Roberto, das de três deputados – Zezinho Sobral, Garibalde Mendonça e Maria Mendonça – e de vereadores, esse acordar de Edvaldo para a política gerou filiações que agregam valor à questão de gênero, como as da advogada Luciana Déda e da assistente social Natália Dalto, duas mulheres já de ação na área pública.
Na esfera de Nogueira, fala-se, ainda, na fermentação desde já do nome da médica Waneska Barboza, secretária municipal da Saúde, como alguém para sucedê-lo em 2024. É esperar pra ver.
Há dois anos Luiz Roberto foi entrevistado pela Domingueira do Portal JLPolítica. E foi apresentado assim: “Luiz Roberto Dantas de Santana nasceu em Aracaju no dia 16 de julho de 1965. Ele é filho de Elber Barreto de Santana e de Valdirene Dantas de Santana. De 1984 a 1987, foi servidor do Ministério da Fazenda, lotado na Procuradoria da Fazenda Nacional, e em 1990 terminou o curso de Direito pela Universidade Federal de Sergipe, se fazendo dono do registro de número 1.682 da OAB de Sergipe. Ele tem pós-graduação em Direitos do Trabalho e Previdenciário e fez gestão de Comunicação Corporativa”. Ele tem uma dedicação forte à Petrobras no tempo em que havia Petrobras em Sergipe.
*Jozailto Lima
É jornalista há 39 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tanuza Oliveira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *