COISAS DO PT
Por Rubens Marques de Sousa (professor Dudu)
Dirigente Estadual do PT
O Partido dos Trabalhadores precisa e deve buscar aliados para as disputas eleitorais porque sozinho dificilmente conseguirá derrotar os adversários, mas é preciso ter critérios na hora de fazer as alianças e mais ainda para fazer convites para filiação ao maior partido do Brasil.
O discurso de que para eleger Lula e Rogério Carvalho será preciso tapar o nariz e fazer aliança com golpistas e até bolsonaristas é falso e perigoso.
O PT não pode se distanciar da sua essência e quanto mais se aproxima da direita mais se afasta da esquerda.
Eu ouvi várias vezes Marcelo Déda dizer em resposta as minhas críticas quanto as contradições do partido por fazer acordo com a direita em períodos eleitorais que “aliança se faz com os diferentes” e eu rebatia afirmando que tudo bem, mas não precisa ser com gente tão diferente.
Já Zé Eduardo Dutra fez o contraponto aos meus argumentos dizendo que “não importa de onde eles vêm, mas para onde eles vão e agora eles estão apoiando o nosso projeto, não somos nós que estamos apoiando o projeto deles”.
Naquela época pelo menos Ana Lúcia e eu provocávamos o debate no interior do partido e não nos importávamos com os desgastes que sofríamos, hoje os convites e as alianças estão acontecendo sem resistência.
Agora que Ana Lúcia está fora de combate por enquanto para tratar de um câncer no pulmão, esse debate será enfrentado apenas pela Articulação de Esquerda.
Lembro-me que a única fala no sentido de alertar sobre filiações de gente de direita inimiga da classe trabalhadora até aqui foi feita por Joel Almeida, Coordenador da Articulação de Esquerda em Sergipe durante reunião da tendência com Rogério Carvalho.
Joel citou o nome do Secretário da Educação da cidade de Itabaianinha, até bem pouco tempo, Thiago, que é irmão do prefeito Danilo conhecido pelos seus métodos para lá de autoritários no “tratamento” com os professores.
Thiago se notabilizou pelos ataques ao magistério e aos direitos conquistados durante anos de muita luta e resistência
Os professores e professoras daquela cidade recebem hoje o Piso Salarial com valores referentes ao ano de 2018 e o canal de negociação continua fechado.
Eu soube em Itabaianinha que Thiago “deixou” a Secretaria da Educação, mas continua dando as cartas e uma das orientações dele é manter a artilharia mirando os professores e por isso o novo secretário também não recebe o SINTESE.
Eu ouvi também relatos que precisam ser investigados quanto aos resultados nas provas de avaliações dos estudantes daquele município.
Segundo alguns professores os índices são positivos porque os estudantes que fazem as provas e que têm rendimento abaixo da média não comparecem – em algumas escolas – elevando assim o resultado final das avaliações, isto porque as condições de trabalho e salariais continuam como dantes no quartel de Abrantes.
Se depender da Tendência Petista Articulação de Esquerda esse Thiago e tantos outros quadros da direita inimiga da classe trabalhadora não serão bem-vindos ao PT, mas se vierem durante os fóruns do partido serão questionados e terão que se explicar muito.
Do mesmo jeito que nos posicionamos contra a aliança do PT com Alckmin, Seremos aqui em Sergipe contra essa turma que ao perceber o crescimento de Rogério Carvalho nas pesquisas começa a se aproximar.
Filiação depende de identidade com o programa do partido e aí eu pergunto: qual a identidade que esse Thiago tem com o PT? Acredito que ele tem muita identidade com as práticas bolsonaristas.
Com a ex-Deputada Ana Lúcia fora de combate temporariamente por conta do tratamento que faz para eliminar um câncer no pulmão, o debate no interior do PT ficará a cargo somente da Articulação de Esquerda.
Queremos e estamos trabalhando duro para ver Lula na presidência e Rogério Carvalho no governo de Sergipe, mas não seremos signatários e nem nos calaremos diante dessas contradições.
No caso específico de Sergipe a centro-direita só terá alguma chance de tentar superar Rogério se juntar todo mundo, inclusive Alessandro Vieira ou então se o PT fizer besteira.
Esse texto não visa apenas expressar uma opinião pessoal, mas serve também de educação política para a base petista que precisa exercitar a dialética através das diferentes opiniões.
Por fim, espero que Lula não cometa o erro de estimular uma aliança do PT com Belivaldo Chagas, porque isso só seria possível com a inexplicável retirada da pré-candidatura de Rogério Carvalho.
Belivaldo e Edvaldo são inimigos dos trabalhadores e aplicam o receituário neoliberal na forma copia e cola do Governo Bolsonaro.
Tenho dito
