UM MODELO A SER IMITADO
O governo do Paraná adotou um modelo de concessão de rodovias que está mudando os paradigmas até agora seguidos. O governador Ratinho, bolsonarista moderado, já recebeu elogios de setores do governo federal, e o seu modelo está sendo objeto de interesse de outros governadores. Ratinho espera integrar ao seu projeto algo em torno de mil quilômetros de estradas, incluindo as federais, em parceria com Brasília.
Aqui em Sergipe se poderia tentar replicar esse modelo à emperrada BR-101, e tornar viável a duplicação da BR-235 até Itabaiana. O trecho BR-101, até a capital dos caminhões já se tornou um sufoco permanente. Mas há em Itabaiana quem esteja pensando em aplicar recursos num aeroporto sem nenhuma chance de viabilidade econômica, deixando em segundo plano a urgência da duplicação da rodovia de vital importância.
Se poderia pensar também, da mesma forma, em duplicar a rodovia Lourival Baptista, ligando a BR-101 a Lagarto, também pesadamente congestionada. Em todas essas estradas existiria plena viabilidade de adoção do pedágio, sem o qual não podem vingar as concessões.