Hidrelética tenta proibir vendas do Econobras, aparelho que economiza até 57% de energia elétrica

Preocupação da hidrelétrica é que as receitas caiam a ponto de ter que decretar falência
Por “Fernanda Lima”, Minas Gerais

O preço da energia elétrica no Brasil já acumula uma alta de 24,97% em 2021, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (26). O avanço está ligado às consequências da pior crise hídrica do país em mais de 90 anos.
O IBGE divulgou hoje o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do Brasil. Ele teve uma alta acima do esperado em outubro, de 1,2%, com a energia elétrica sendo um dos itens com grande avanço no mês, de 3,91%.
Sobretudo, um dispositivo japonês que economiza até 57% de energia elétrica está chamando a atenção de uma hidrelétrica na cidade de Bandeirantes, interior do Paraná. O aparelho que leva o nome de Econobras, consegue reduzir o consumo energético de uma residência, sem qualquer tipo de irregularidade.
A grande preocupação da hidrelétrica em relação ao Econobras, é a adesão em massa dos moradores da região, ao aparelho. A economia gerada pelos consumidores tem causado prejuízos a hidrelétrica, que calcula mais de 65% de redução nas receitas durante os últimos meses.
“Este aparelho japonês tem causado sérios prejuízos a nossa empresa, que já registra prejuízos milionários nos últimos meses. Nossa arrecadação reduziu drasticamente devido a redução do preço nas contas de energia e caso continue desta forma, teremos que leiloar o controle da hidrelétrica”
Disse o porta-voz da empresa.
A grande preocupação da hidrelétrica em relação ao Econobras, é a adesão em massa dos moradores da região, ao aparelho. A economia gerada pelos consumidores tem causado prejuízos a hidrelétrica, que calcula mais de 65% de redução nas receitas durante os últimos meses.
Hidrelétrica tenta proibir vendas do aparelho
Conforme apurado pela equipe jurídica do Aqui News, a hidrelétrica citada vem tentando proibir as vendas do Econobras através do judiciário. Até o momento foram feitos 3 pedidos de liminares, indeferidos pela justiça.
Nosso especialista jurídico, Gerson Lima, comentou as tentativas de proibição de vendas do aparelho:
“É plausível que a empresa se sinta prejudicada pelo uso do Econobras pelos consumidores de energia elétrica, porém, não há nada de errado ou irregular com o uso do aparelho e os prejuízos individuais jamais devem sobressair o benefício coletivo.
Os pedidos de proibição do aparelho provavelmente continuarão a ser negados, porém devemos ficar atentos, podem haver juízes que não entendam dessa forma e proibam a venda do aparelho da noite para o dia”,
Disse Gerson.
Tentamos contato com o setor jurídico da hidrelétrica em questão, porém não obtivemos retorno.
Especialistas analisam Econobras
Conversamos com o Engenheiro Elétrico Hudson Grobério, formado pela UFSC, e ele nos esclareceu todo o processo de economia gerado pelo Econobras.
Hudson começa explicando como são feitos os testes do aparelho:
“Estamos estudando o Econobras desde que ele chegou ao país. Realizamos testes com diversos grupos de residências e nos mais variados aparelhos elétricos. Como estamos falando de um aparelho que não possuí muitas variáveis, a margem de erro é de menos de 1%”
Disse Hudson.
Ele completa explicando tecnicamente o funcionamento do dispositivo:
“O Econobras funciona como uma espécie de redutor de tensão e corrente, equilibrando a corrente elétrica que passa pela instalação elétrica do imóvel e permitindo somente a passagem da quantidade de energia necessária para o funcionamento de todos os dispositivos elétricos da residência.
Isso só é possível graças ao Chip Nano T3, contido no Econobras, que é capaz de detectar correntes sobressalentes e cortá-las, reduzindo drasticamente a quantidade de energia que é passada pelo relógio”
Completa Huson.
Hudson finaliza dizendo que nos testes realizados pelos engenheiros, o Econobras se mostrou bastante eficiente e seguro, mas que continuarão a observar o aparelho de perto.
Empresa brasileira consegue patente para ser a distribuidora exsluiva do Econobras
Na corrida para trazer o aparelho ao Brasil, a loja Lumenos saiu na frente de seus concorrentes. A varejista obteve a patente e se tornou a distribuidora oficial do Econobras no Brasil.
Conversamos com o CEO da empresa, Thiago Mendes, sobre o sucesso repentino do aparelho e a expectativa para os próximos meses.
“O Econobras está hoje equipando aproximadamente 100 novas residências por dia. Nossa expectativa é que até o fim de 2021, esse número suba para pelo menos mil novos imóveis equipados diariamente”,
Disse Thiago Mendes.
O CEO disse ainda que, a empresa conta com produção acelerada, inclusive no exterior, para garantir o abastecimento pleno do Econobras e evitar a falta de peças.
Instalação do Econobras
Um dos motivos do grande sucesso do Econobras, passa também pela instalação do aparelho, que é prática e dispensa o auxílio de um profissional para a realização.

De acordo com a própria empresa criadora do dispositivo, a instalação consistente na conexão do Econobras na tomada mais próxima do relógio geral da residência, ou seja, na tomada mais próxima do relógio onde é feita a leitura do consumo de energia.
Essa proximidade garante que o aparelho filtre a tensão da primeira corrente elétrica que passe pela residência, sendo também a mesma corrente que passará por todos os dispositivos elétricos do imóvel.
No caso dos apartamentos, a instalação deve ser feito na tomada mais próxima possível do disjuntor geral do apartamento, já que esse é o distribuidor que recebe a primeira corrente elétrica do imóvel.
Além disso, o aparelho também possui bivoltagem, podendo ser conectado tanto em tomadas 110v, quanto em tomadas 220v.
Como comprar o Econobras
O Econobras é exclusivamente vendido pela loja Lumenos, e pode ser adquirido diretamente no site da loja. O processo de compra é relativamente rápido e prático, sendo necessário apenas os dados para entrega do aparelho.
Atualmente, a empresa atende a todas as regiões do Brasil, variando somente o prazo de entrega de uma região para a outra.
O site oficial do Econobras pode ser acessado clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *