Dia Mundial das Doenças Raras

 

O Dia Mundial das Doenças Raras – último dia do mês de fevereiro foi criado para sensibilizar sobre a existência e os cuidados com as doenças raras. Elas indicam uma condição incomum, sendo classificadas pela baixa freqüência com que ocorrem na população.
Existem cerca de sete a oito mil tipos de doenças raras caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas que variam de doença e de pessoa para pessoa. Algumas doenças raras são a esclerose múltipla, hemofilia, síndrome do x-frágil, atrofia muscular espinhal, neuromielite óptica, acromegalia, doença de Cushing, doença de Hodgkin, síndrome de Guillain-Barré, síndrome de Pierre Robin, entre outras.
Por isso, neste dia (28) a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão de portas abertas para pacientes com doenças raras. As equipes de saúde em suas estratégias atuam objetivando assistir o indivíduo, seus familiares, ordenando as necessidades dentro da Rede de Atenção à Saúde. Para ter acesso ao serviço e o acolhimento das equipes de Atenção Primária, deve-se procurar uma UBS mais próxima da sua residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *