: 40 anos da literatura de Vladimir Cunha Santos

 
Escritor e jornalista lançou seu primeiro livro em 1981

Escritor morou em Portugal, Cuba e Bahia  Foto: Divulgação

Neste ano de 2021 o escritor e jornalista Vladimir Cunha dos Santos, colaborador do site do Jornal Estação, secretário executivo da Adjori-RS e diretor do jornal Folha Rosariense, completa seus 40 anos de literatura. É uma história literária que começou em 1981 com a publicação do seu livro Azambuja Cruz de Pedra e se desenvolve até os dias de hoje.

Para comemorar este marco na carreira e vida do escritor, nossa editoria cultural publica agora a  biografia deste artista das letras.

Vladimir Cunha Santos, conhecido como poeta Wlady, nasceu em 1964 em Rosário do Sul, cidade na fronteira-oeste do Rio Grande do Sul, próximo da fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina. Atualmente mora em Porto Alegre, onde escreve, edita livros, jornais e estuda Ciências Sociais na UFRGS.

Morou nas cidades de Rosário do Sul, Pelotas, São Gabriel, Porto Alegre (RS), Lisboa (Portugal), Havana (Cuba) e Porto Seguro (Bahia). Viajou pra conhecer e fazer pesquisas nas cidades de Buenos Aires, Passo de los Libres (Argentina), Montevideo, Colônia del Sacramento, Rivera (Uruguai), Lima (Peru), Paris (França), norte de Portugal e da Espanha, sul da França, Ilhéus (Bahia) e várias capitais de estados brasieiros (Florianópois, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), onde manteve contato com a população e as culturas destes locais.

Na sua trajetória profissional começou como repórter, editor, colunista e publicitário em jornais do interior do RS, passando por Correio de RosárioO Imparcial de São Gabriel, A Plateia de Santana do Livramento, tendo sido fundador e diretor dos jornais Gazeta de RosárioFolha RosarienseFolha de CacequiFolha de São VicenteGazeta Gabrielense e Notisul Regional. Foi presidente da Associação de Jovens Empresários, da Associação Comercial e Industrial e Secretário Municipal da Indústria e Comercio de Rosário do Sul. Também trabalhou como chefe da sucursal do Jornal do Sol de Porto Seguro nos distritos de Arraial da Ajuda e Trancoso, quando morou no sul da Bahia em 2017 e 2018. Atualmente trabalha como secretário executivo e assessor de imprensa da Adjori-RS, a Associação dos Jornais do Interior do RGS, e no site do Jornal Estação de Capela de Santana.

Na sua formação acadêmica Vladimir estudou Letras na Universidade do Vale dos Sinos –Unisinos-  e é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do RGS -UFRGS- com licenciatura em Sociologia. Atuou como pesquisador na FEE– Fundação de Economia e Estatística do Estado do RS e no Colégio Estadual Paula Soares ministrando aulas de Sociologia.

Vladimir é jornalista, professor, escritor, poeta, cronista, contista, romancista, autor de 17 títulos publicados desde 1981, sendo o mais recente o livro de contos, crônicas, poemas e ensaios Barulho do Mar, lançado em 2017 na Feira do Livro de Porto Alegre. Entre seus mais importantes livros estão Só Poesia, uma antologia poética de Wlady, publicada em 2009; Outras Vidas, uma seleção de 23 contos, lançado na Bienal Internacional do livro em São Paulo em 2010; e Cuba Hoje, um ensaio sociológico sobre a realidade da ilha socialista, escrito em 2015 e 2016 quando o autor morou em Havana e pesquisou sobre a maior ilha do Caribe. Também se destacam na sua bibliografia os livros Lisboa VisitadaBarulho do ÓcioManhãs de Sábado e Adeus Sul. Também participa de entidades literárias como a Casa do Poeta Riograndense, Partenon Literário, Academia de Letras do Brasil e Associação Gaúcha de Escritores Independentes, onde publicou vários textos nas diversas coletâneas destas entidades.

O autor apresenta uma linguagem moderna e reflete sobre a existência em seus textos.
Seus textos são episódios do cotidiano que retratam seu tempo, questionam as atitudes e comportamentos dos humanos de todas as épocas, principalmente a sociedade contemporânea, sempre retratando com imagens descritas os cenários dos acontecimentos onde orbitam seus personagens.

No momento o autor está organizando uma coletânea intitulada Meus Melhores Contos, reunindo textos de seus livros anteriores e alguns contos inéditos. A intenção é fazer o lançamento na próxima Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro de 2021. Também escreve um novo livro de sociologia que terá como título Brasil Hoje e um novo romance em fase final intitulado Barulho do Beijo, que fecha a trilogia do barulho (Barulho do Ócio, Barulho do Mar e Barulho do Beijo). Seus 17 livros estão com edições impressas esgotadas, porém podem ser encontrados exemplares em livrarias virtuais na internet e na Amazon.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *