BARRA DOS COQUEIROS E UMA ESCOLHA RACIONAL PARA VICE

Errar uma vez é do jogo, afinal não há como saber o resultado de uma escolha antecipadamente. Errar duas vezes pode ser azar mesmo, pois se tomou uma decisão amparada na experiência anterior, na expectativa que não desse tudo errado novamente, lógico. Por isso que se torna inadmissível errar numa escolha pela terceira vez, né não? Feito esse preâmbulo, ao qual a coluna voltará mais adiante, passemos a analisar o quão difícil tem se tornado a escolha de um bom vice em chapas majoritárias.

Pode ser apenas coincidência, mas depois das traumáticas experiências vividas pelo Brasil em relação ao vice-presidente nos últimos anos, escolher bem quem fará companhia na disputa eleitoral passou a ser fundamental para o sucesso não apenas na campanha e na eleição, mas, sobretudo, na administração. Sim, porque parece que as coisas andam tão, mas tão mudadas ultimamente que se vê com cada vez mais frequência a figura de vices que tramam pelo insucesso do titular, seja do ponto de vista administrativo, seja pelo viés jurídico e, quando nada disso dá certo, os vices cada vez mais se rebelam e se lançam candidatos, muitas vezes apenas de si mesmos, para tentar ocupar o lugar do titular.

E ainda que esse tipo de movimentação seja legítimo, pois é do jogo democrático, não deixa de ser abominável, sob o ponto de vista ético. Afinal, andaram juntos na eleição e, depois, o vice quer ver o titular pelas costas, com claros interesses eleitorais? É, no mínimo, reprovável. E assim voltamos ao início deste texto e insiramos a Barra dos Coqueiros no contexto. Airton Martins, atual prefeito, está fechando seu terceiro mandato, sendo o segundo consecutivo. Como não pode ir à reeleição, escolheu um aliado, juntamente com seu grupo, que tem experiência comprovada, pois também já foi prefeito por lá. Alberto Macedo, o nome definido como pré a prefeito neste ano, é a aposta na manutenção e nos avanços das conquistas para o povo da Barra que foram alcançadas nas gestões de Airton – e que não são poucas, conforme a aprovação do atual prefeito atesta.

Mas Airton, nesses seus dois últimos mandatos, teve sempre o mesmo problema: em 2012 elegeu-se com um vice que, logo depois, rompeu com ele e tentou sucedê-lo em 2016, sem sucesso. Em 2016, com novo vice, Airton venceu com folga, mas viu seu atual vice agir como o antigo: rompeu e agora vai tentar sucedê-lo. Diante de uma situação dessa, o que fazer? Ora bolas, escolher um pré a vice de confiança, que ajude Alberto a governar, em caso de vitória, e não um que queira governar logo de cara.

A solução foi caseira: Adailtinho Martins, ex-secretário de Turismo, filho do deputado Adailton Martins e sobrinho de Airton. Ora, mas isso não seria nepotismo ou coisa que o valha? Na opinião da coluna, de jeito nenhum. A questão é que Airton e seu agrupamento escolheram alguém de confiança, que não vai “causar”, romper, brigar ou tentar inviabilizar a administração. Adailtinho, como secretário de Turismo, colocou a Barra no calendário de eventos de Sergipe, portanto tem experiência. E sendo filho de quem é, sobrinho de quem é, mais do que ninguém sabe que, em política, todos têm a sua vez, no momento certo, sem atropelos. Ou seja: as experiências desastrosas do passado levaram a uma escolha que, no caso dessa chapa vir a ser eleita, fará de Adailtinho um vice de verdade, sem arroubos e, dessa forma, fazendo a Barra dos Coqueiros ter um vice-prefeito de forma efetiva. Sem mais!

PSDB na ativa

O Diretório Municipal do PSDB Aracaju realiza no domingo, 6, a convenção que vai homologar a chapa dos pré-candidatos a vereador na capital. Além disso, o partido oficializará o apoio à chapa encabeçada pela pré-candidata a prefeita de Aracaju, Danielle Garcia (Cidadania), com Valadares Filho (PSB) vice. A convenção ocorrerá a partir das 9h, na sede do Diretório Estadual do PSDB, e será presencial apenas para os convencionais.

PSDB na ativa 2

“Contamos com nomes que, em sua maioria, estarão disputando pela primeira vez uma eleição, mas que têm o compromisso e o desejo de trabalhar por uma Aracaju melhor, pois conhecem a nossa cidade e vivem diariamente os seus problemas”, afirma o presidente do PSDB Aracaju, Acácio Cardoso.

Vai apoiar

O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PSD), em decisão consensual com sua mãe, esposa e filhos, decidiu não disputar a eleição para prefeito do município em 2020. Ezequiel e seu agrupamento decidiram apoiar o pré-candidato a Prefeito Astrogildo da Farmácia (PODEMOS), que disputará o pleito. Ezequiel agradece as manifestações de apoio que recebeu dos amigos capelenses, que vinham incentivando sua pré-candidatura, mas ele entende que o momento é de unificar a oposição “pelo bem de Capela” e reconhece em Astrogildo uma alternativa ética, manifestando compromisso com o erário público e com o bem-estar dos capelenses!

Vai apoiar 2

“Deixei a prefeitura de Capela no final de 2016 com os salários em dia, os serviços públicos funcionando a contento, assim como a frota de veículos, e honrando todos os compromissos com os servidores e fornecedores. Não tivemos uma mancha sequer, atravessamos momentos extremamente difíceis, advindos da gestão anterior à nossa; além de crises financeiras no cenário nacional da época; mas seguimos priorizando uma gestão ética e voltada ao bem comum da população capelense, disse o ex-prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *